Praia de Santa Cruz

Sunday, February 11, 2007

Fotografias da Azenha de Santa Cruz

Vista Este da Azenha de Santa Cruz representada num painel de azulejos, apostado num dos prédios em Santa Cruz, nos tempos áureos do seu funcionamento.

Labels:

Fotografias da Azenha de Santa Cruz


Vista Sul da Azenha de Santa Cruz na actualidade... obras precisam-se!

Labels:

Fotografias da Azenha de Santa Cruz


Fotografia ilustrando o projecto arquitectónico de requalificação e recuperação da Azenha de Santa Cruz.

Labels:

Azenha de Santa Cruz... é Desta Vez!

Na última terça-feira, 6 de Fevereiro, em reunião de executivo na Câmara Municipal de Torres Vedras, foi aprovado por unanimidade o projecto de requalificação e recuperação da Azenha de Santa Cruz. Depois de dois anos de escavações arqueológicas foi possível apresentar o projecto arquitectónico de requalificação tendo este sido aprovado nesta sessão de câmara.
No litoral de Torres Vedras apenas existem três recursos patrimoniais classificados pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) como imóveis de interesse público: A Azenha de Santa Cruz, duas grutas junto a Maceira e as ruínas do Convento de Penafirme. A Azenha, localizada no centro de Santa Cruz, foi classificada pelo IPPAR como Imóvel de Interesse Público, na categoria de Arquitectura Civil e tipologia Azenha, através do Decreto 67/97, DR 301 de 31 de Dezembro de 1997.
A Azenha irá constituir um espaço de referência em Santa Cruz, ficando a funcionar nas suas instalações o posto de turismo, zonas de estar, uma pequena galeria cultural e um espaço museológico demonstrativo do ciclo do pão.
Durante a fase de projecto, foi desenvolvido, pela Associação Pró-Memória, um estudo sobre a história do próprio edifício e consequentemente sobre Santa Cruz, resultando na edição de um livro a ser lançado brevemente.
A obra encontra-se em fase de pedido de orçamentos, perspectivando-se que comece durante a Primavera e que venha a estar concluída em finais de 2007 ou na Primavera de 2008.
Definitivamente, esta é uma das infra-estruturas essenciais que irão contribuir para o desenvolvimento e para a divulgação turística e cultural desta bela praia torriense.

Labels: ,

Tuesday, February 06, 2007

Passeios de Automóvel: Pela Estrada no Oeste




A Belenus lançou ontem o primeiro dos passeios de automóvel, "Pela Estrada no Oeste", projectados para proporcionar um melhor conhecimento dos vários locais de interesse a visitar na Região do Oeste. Sob o lema "Um fim-de-semana inesquecível" estes são alguns dos trajectos recomendados pela Belenus para que todos os que nos visitam possam usufruir, ao seu próprio ritmo, das belezas naturais e arquitectónicas, da gastronomia e da simpatia das nossas gentes.

Quantas vezes já visitaram outras paragens e depararam com a dificuldade de obter informação turística que vos permita descobrir os locais de interesse, menos divulgados ou conhecidos. Para os apaixonados pela natureza ou pela fotografia, o automóvel dá-lhes a flexibilidade de poderem sair das rotas tradicionais e descobrirem os locais aparentemente escondidos para o comum dos visitantes: uma praia deserta, um restaurante tradicional em local remoto, um miradouro com uma vista magnífica e ainda poder apreciar cenários fabulosos.

No âmbito deste projecto o primeiro passeio a ser lançado foi o "Rumo ao Litoral Norte de Torres Vedras" e o próximo a ser divulgado será o "Rumo ao Litoral Sul de Torres Vedras". Outros itinerários estão em fase de estudo e oportunamente serão anunciados. Para saber mais acerca destes passeios de automóvel consulte a página http://praiadesantacruz.com/stcruz/passeios/stcruzpascarro.htm


Pela Estrada no Oeste

Vários são os motivos para usufruir de um passeio pela Região do Oeste. Paisagens únicas que combinam entre si o mar, os rios, as lagoas, as ilhas, os campos de cultivo, os vinhedos, os montes e os vales.

Labels: ,

Thursday, February 01, 2007

Pista de Gelo no Verão em Santa Cruz?

Mais do que simples rumores, nos dois principais jornais do concelho de Torres Vedras, Badaladas e FrenteOeste, foram publicadas notícias, na sequência do sucesso do evento "Torres no Gelo", que referem a possibilidade de esta pista vir a ser instalada, durante a época balnear, em Santa Cruz.
Estas intenções, foram manifestadas durante uma conferência de imprensa, promovida pela Promotorres no passado dia 15 de Janeiro, e referidas pelo próprio Presidente da Câmara e Administrador da Promotorres, Carlos Miguel, que "considera a hipótese de ter a pista de gelo a funcionar no Verão em Santa Cruz". Carlos Miguel referiu ainda que "dada a grande receptividade por parte da população mais jovem, a ideia é proporcionar um novo motivo de animação" prevendo-se, embora ainda esteja em fase de estudo, que este equipamento venha a ser instalado a céu aberto e na malha urbana de Santa Cruz.
Na edição seguinte do FrenteOeste, e na rúbrica "Entrevista", o secretário-geral da Promotorres, Sérgio Lopes, vem reafirmar que há "ideias para utilizar a pista de gelo em Santa Cruz no Verão".
Será que vamos ter pista de gelo? Quando? Durante quanto tempo?...

Labels: